sampage-logo
Translate into english

Desde Agosto 2000

Creative Commons License

Pesquisar no site

Clique para pesquisar usando o Yahoo

Cabanas A Pesca ao Atum
História Fotos Visita Guiada Links

Creative Commons License

PARA quem desejar conhecer Cabanas, aqui deixo algumas dicas do percurso que deve tomar e o que poderá encontrar.

Cabanas situa-se na metade oriental do Algarve, também conhecida por Sotavento. Para aqui chegar, para quem é oriundo de Lisboa ou do Barlavento algarvio, deve tomar a IP1 - que no Algarve é a Via do Infante - como quem vai em direcção a Espanha. Tomada a IP1, ao chegar ao nó de Tavira, sai da via rápida, tomando a direcção da cidade, mas quando chegar ao cruzamento seguinte, onde se encontra uma rotunda, vira à esquerda para a EN125 como quem vai em direcção a Vila Real de Santo António. Passa então pela ponte sobre o Rio Gilão, donde se desfruta um espectacular panorama sobre o vale deste Rio, assim como a cidade. São inúmeros os cruzamentos da EN125 com estradas secundárias, permitindo inúmeras formas de entrar na cidade, aparecendo alguns deles sob a forma de rotundas, como é o caso da rotunda da Porta Nova e a de Vale Caranguejo, sendo esta a última.

Passada esta rotunda, tomamos definitivamente o percurso sem mais "obstáculos" em direcção a Cabanas. Ainda antes, atravessamos mais uma ponte, esta sobre a ribeira do Almargem, que também dispõe de um longo e amplo vale, muito provavelmente o resto de um antigo estuário. As primeiras casas que aparecerão logo à direita após a lomba que se segue pertencem à aldeia da Conceição. Aqui deparamos com uma rotunda acabada de ser construída recentemente, cuja placa central se encontra decorada fazendo menção ao campo de golfe Benamur que se encontra à esquerda. É aqui que saímos da EN, e tomamos o acesso da direita na direcção de Conceição. Pode-se ver então numa das placas o nome "Cabanas" - indicada como sendo uma praia, não uma aldeia.Seguimos em frente. Estamos numa descida, onde se vislumbra uma rotunda lá em baixo. Ainda antes de a atingir, é possível observar à esquerda a Igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, construída durante o século XVI, e que ostenta na fachada o escudo da ordem de Santiago de Espada, antiga ordem de monges guerreiros principal responsável pela conquista definitiva do Algarve aos mouros.

Chaminé típica algarvia

Passada a rotunda, passa-se a linha do caminho do ferro, com a estação (agora encerrada) à direita. A ribeira da Conceição, que nos acompanha à esquerda, arremete por debaixo da estrada, vendo-se também uma estrada com escasso alcatrão à direita - é a continuação do antigo caminho da Canada, que era a antiga via principal de entrada em Cabanas. Atingimos então uma lomba, encontrando-se a Quinta da Nora Branca à esquerda.

Após uma curva, imediatamente, temos finalmente a aldeia à vista com o mar ao longe perfeitamente ao alcance da nossa visão. É visível à esquerda uma placa onde está escrito "Praia de Cabanas" e "Urbanização do Monte Novo". No entanto, não vamos seguir esta direcção, mas sim em frente, como se fôssemos descendo em direcção ao mar. Á direita temos o aldeamento turístico mais antigo de Cabanas, as Pedras da Rainha, também a de melhor estatuto de todas as unidades turísticas da aldeia.

Eis-nos então chegados finalmente a Cabanas. Neste ponto temos à nossa direita a entrada nas Pedras da Rainha e à nossa esquerda os bairros sociais, construídos pouco tempo após o 25 de Abril de 1974, para albergar principalmente famílias de pescadores que não possuíam habitação própria assim como muitos retornados das ex-colónias.

Prosseguimos em frente e chegamos finalmente ao ponto aonde tem início a povoação propriamente dita. Com um pouco de atenção, do lado direito, pode-se descobrir a actual sede provisória da jovem Junta de Freguesia de Cabanas, ao fundo dum corredor que percorre o espaço entre duas lojas. Estamos na rua principal de acesso à aldeia e são bem visíveis bastantes restaurantes, assim como cafés, de ambos os lados. A rua onde estamos vai desembocar à avenida marginal, que tem o nome de Ria Formosa. Temos então de tomar uma decisão sobre qual a direcção que havemos de tomar. Vamos optar pela esquerda, se o nosso interesse é o sol e a praia. De qualquer forma, quem dirigir-se pela direita, toma a direcção do Golden Club, encontrando também o "porto de Cabanas" - o local aonde a maior parte das traineiras de pesca estão fundeadas e onde os pescadores deixam as artes de pesca.

Para quem, portanto, decidir "ir a banhos", deve seguir em frente, ao longo da marginal até encontrar uma curva, lá ao fundo. Antigamente, há cerca de 20 anos, eram inúmeras as casas da marginal que ostentavam a tradicional fachada algarvia. Actualmente, já são muito poucas aquelas onde este modelo arquitectónico sobrevive, encontrando-se principalmente nas ruas centrais da aldeia. Também na marginal é bem visível à direita o paredão que foi construído há cerca de 40 anos, quando a então barra do Cochicho (agora já bastante distanciada, encontrando-se actualmente mais próximo do lugar do Lacém, próximo de Cacela) ameaçou seriamente as habitações.

Frontaria da antiga arquitectura algarvia

Vencida a curva, eis-nos chegados ao parque de estacionamento. Se for no mês de Agosto, vai ser extremamente difícil encontrar um lugar, por este ser o mês habitualmente de maior ocupação turística, e, por outro lado e sobretudo, o parque não oferecer condições.

O transporte para a praia é assegurado por pescadores nas suas próprias embarcações equipadas com motor, que actualmente cobram cerca de 50 cêntimos, pagando-se separadamente a ida e a volta. Se por qualquer motivo, não desejar ir com os pescadores, sempre dispõe dos barcos das Pedras da Rainha, que se encontram mais à frente - na zona assinalada pelas bandeiras, e que dispõem de um cais amovível - pelas quais se paga um valor idêntico.

Até 1999, era possível a deslocação à praia a pé durante a baixa-mar, quando a ria se encontrava bastante assoreada. Depois, a pedido dos pescadores, o canal foi dragado, e desde então nunca mais tal foi possível.

A praia de Cabanas, situada na ilha do mesmo nome, possui três postos de vigilância permanentes, assim como balneários e um posto de socorro, na eventualidade de ocorrência de algum acidente. Existem apoios de praia, em número de dois. Há palhotas e outras formas de passar ao Sol.

A ilha de Cabanas tem cerca de 7 km de extensão por cerca de 70 m de largura e é possível o passeio até às extremidades, onde tem o seu término, devido às barras. Para leste encontramos a barra do Lacém ou de Cacela, antigamente a barra do Cochicho; para oeste fica a barra de Tavira, aberta pela mão do Homem.

Desde 1988 que vem sendo atribuído sucessivamente o símbolo da bandeira azul, prova do reconhecimento da sua qualidade, pelo cumprimento das normas estipuladas pela União Europeia.

Janela tradicional No "lado de cá", continuando o nosso caminho em frente, chegamos a um ponto onde termina o alcatrão, encontrando-se também o acesso vedado por grandes por grandes blocos de pedra. Mais lá para cima, é visível o forte de São João da Barra, construído por volta de 1670 em frente ao local onde se situava então a barra, para proteger a cidade de Tavira das incursões da pirataria muçulmana, nesse tempo muito frequentes. No entanto, ficou fora de uso devido à deslocação da barra. O forte é propriedade particular, não sendo possível a visita ao interior. De qualquer forma, continuando o nosso caminho em frente atingimos uma zona arborizada por pinheiros, alguns já caídos e mortos, outros a caminho disso, devido ao facto de areia não conseguir sustentar o seu peso.

Temos então, mais à frente, uma zona elevada constituída por uma pequena falésia. Este alcantilado, conhecido pelo nome de formação de Cacela, é uma autêntica arriba fóssil, vestígio de outros tempos em que a ria ainda não existia e as ondas embatiam aqui. Possui bastantes fósseis, principalmente de moluscos univalves, estando a sua idade avaliada perto do milhão de anos.

O mapa seguinte dá uma ideia do percurso, ressalvando o facto de se encontrar desactualizado, datando de há cerca de trinta anos, mas, apesar de tudo, o percurso descrito segue quase exactamente as localizações descritas no mapa.

Clicar para ver versão maior

Os meus agradecimentos ao João Pedro Chagas, que gentilmente cedeu as fotos das chaminés típicas algarvias que ilustram esta página.

Creative Commons License


Voltar acima